SERVIDOR DNS
O Servidor DNS ( Domain name System) converte os nomes de domínio, como, por exemplo, www.abcd.com.br, nos seus IP correspondentes, pois o que definitivamente trafega na rede são os endereços IP e não nomes.
Esse servidor é um sistema de nomes de domínio, usados em redes TCP/IP para localizar computadores e serviços por meio de nomes amigáveis para o usuário. Por exemplo, é mais fácil memorizar o nome do site da empresa, como www.nomdosite.com.br , do que o seu endereço IP. O DNS localiza o endereço IP com base em seu nome.
O computador cliente pergunta ao servidor DNS o endereço IP do computador que possui o site www.nomedosite.com.br . Ele responde com p IP.
Os servidores DNS são compostos por um banco de dados DNS distribuídos e consultados pelos computadores clientes da rede para obter os endereços IP. Esse servidor é conectado a outro servidores DNS na rede. Caso ele não tenha um nome em sua base de dados, consulta outro servidores DNS para obter a resposta.
Este tipo de servidor usa como porta padrão a 53. A implementação do DNS-Berkeley, foi desenvolvido originalmente para o sistema operacional BSD UNIX 4.3.
A implementação do Servidor de DNS Microsoft se tornou parte do sistema operacional Windows NT na versão Server 4.0. O DNS passou a ser o serviço de resolução de nomes padrão a partir do Windows 2000 Server como a maioria das implementações de DNS teve suas raízes nas RFCs 882 e 883, e foi atualizado nas RFCs 1034 e 1035.
Existem 13 servidores DNS raiz no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, um na Ásia e dois na Europa. Para Aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003. Ou seja, os servidores de diretórios responsáveis por prover informações como nomes e endereços das máquinas são normalmente chamados servidores de nomes. Na Internet, os serviços de nomes usado é o DNS, que apresenta uma arquitetura cliente/servidor, podendo envolver vários servidores DNS na resposta a uma consulta.