Desde a criação do homem sente-se uma tendência em comunicar-se, e sempre geramos novas e poderosas formas para nossa comunicação com o passar do tempo foram aprimorando as tecnologias e em 1946 foi criado o primeiro computador digital eletrônico sendo o primeiro passo para essa extraordinária rede de computadores que temos hoje, ARPA começou a ser criado na década de 40 e em 1962 foi criada a primeira rede de computadores digital e eletrônica que ficou conhecida como a Rede Intergaláctica, um precursor da ARPANET, a ARPA fez a ligação entre dois grandes laboratórios efetuando cálculos matemáticos.
O estudo de Instalação e Configuração de Rede de Computadores proporcionará o egresso à formação profissional com competências não só para garantir o conhecimento e a utilização das topologias de redes, identificação e caracterização das tecnológicas de interconexão e conectividade entre os equipamentos, as quais necessitam utilizar as tecnologias de redes como instrumento de vantagem competitiva, o profissional em técnico em manutenção e suporte em informática estará apto a montar e configurar uma rede de computadores para que possam efetuar a comunicação entre os equipamentos. Outras competências complementares, mas não menos importantes, são desenvolvidas através de vivências reais e de simulação com estudos de caso, com uma fundamentação teórica atualizada e ética profissional. O profissional aprenderá também a identificação e caracterização dos principais protocolos utilizados para a transmissão de dados e suas respectivas camadas, analisando as principais topologias de rede e os principais tipos de rede, sistemas de endereçamento IP, assim sendo capaz de conectar equipamentos de redes utilizando as técnicas especificas na norma ANSI TIA/EIA.
Fonte: APOSTILA DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA PROFESSOR: FLÁVIO ANTÔNIO BARBOSA NEVES ( https://flavioneves.net/apostilas/IECR.pdf as 11:15 dia 01/10/2013)
No período de 1960 caracterizou-se pelo desenvolvimento e demonstração do princípio da comutação de pacotes sendo que nesta época a maior rede que dominava o mundo era a Rede de Telefonia. Tudo que temos hoje de redes de computadores e conseqüentemente de Internet, origina-se dessa época, em que a rede telefônica era a rede de comunicação mundial. Em 1972, a ARPANET (considerada a primeira rede de computadores) tinha 15 nós e foi apresentada publicamente na Conferência Internacional sobre Comunicação por Computadores.
Em meados da década de 1970, surgiram outras redes de comutação de pacotes além da ARPANet, a ALOHANet, uma rede de micro-ondas que interligava as universidades das ilhas do Havai. Nessa década o número de redes começava a crescer. Em 1973, em sua tese de doutorado, Robert Metcalfe (funcionário da Xeróx), apresentou os princípios do padrão Ethernet (Padrão para redes internas), a placa de rede até hoje mais utilizada mundialmente Nessa década, ocorreu no mundo todo a explosão das redes de computadores à exceção é claro de alguns poucos países que são perseguidos politicamente pela denominada guerra fria, como é o caso de CUBA e alguns países da África.
No dia 1º de janeiro de 1983, adotou-se oficialmente o TCP/IP como o novo padrão de protocolos de máquinas para a ARPAnet e todas as máquinas tiveram que migrar do protocolo NCP (Network Control Protocol) para o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol )
Legenda: NCP = Protocolo utilizado pela ARPAnet para conexão servidor/servidor
TCP/IP = Conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede (também chamado de pilha de protocolos TCP/IP
Período de 1980 à 1990
O principal acontecimento nessa década foi o início do funcionamento em grande escala da WORLD WIDE WEB (WWW), que levou a Internet para os locais mais remotos possíveis inclusive as residências e as empresas, conectando milhões de pessoas em todo o mundo à internet. A WEB serviu também como plataforma para a habilitação e a disponibilização de centenas de novas aplicações, inclusive negociação de ações em bolsas de valores e serviços bancários on-line, serviços sofisticados de multimídia e serviços de recuperação de informações e disseminação do comércio eletrônico. Nessa década a pesquisa e desenvolvimento de redes de computadores foi bastante intensa, com destaque para os roteadores de alta velocidade e roteamento.
Na década de 1990 a ARPAnet deixou de existir, a Milnet e a Rede de Dados de Defesa passaram a controlar maior parte do tráfego do Departamento de Defesa dos EUA e a NSFNET passou a ser o backbone de conexão entre os Estados Unidos e todas as redes do exterior, mas perdeu seu valor comercial em 1995, pois essa tarefa passou a ser encargo dos provedores de Internet.
O destaque da década de 90 foi o funcionamento da World Wide Web, nos lares e empresas de milhões de pessoas espalhadas por todo mundo, para fins comerciais, bancários, empresariais, educacionais e para própria diversão. A Web foi inventada no Cern(Centro Europeu para Física Nuclear) por Tim Berners Lee no período de 1989 a 1991, baseados em trabalhos realizados por Bush e Ted Nelson respectivamente nas décadas de 40 e 60. Berners Lee e seus companheiros desenvolveram versões iniciais de HTML, HTTP, um servidor web e um Browser.
O Brasil entrou na rede em 1990 criando a RNP (rede nacional de pesquisas). Em 1992 foi criada a Internet Society e já existiam 200 servidores web em operação, nesta época as pesquisas estavam mais voltadas para o desenvolvimento de browsers com interface gráfica, por exemplo, Marx Andreesen com a versão beta do GUIMosaic em 1993 e James Baker com a Mosaic Communications em 1994 que mais tarde transformou-se na Netscape Communications Corporation. Também nesta época a Embratel disponibilizou o acesso à rede de empresas e usuários particulares.
Em 1995 os estudantes usavam diariamente os browsers Mosaic e Netscape para navegar, e pequenas e grandes empresas começaram a utiliza-los para transações comerciais, já existindo 10 milhões de servidores.
Em 1996 a Microsoft entrou com tudo na web com o browser Internet Explorer. Como o desenvolvimento avançava a cada dia, iniciaram pesquisas por roteadores e roteamento de alta velocidade para redes locais. e recursos como o comércio eletrônico e textos, imagens , multimídia e outros.
Para finalizar os artigos sobre o histórico das redes de computadores, temos 1996 em diante. Com a enorme evolução do serviço em redes tanto em empresas como em lares surgiram além das redes Ethernet que são redes locais, redes Intranet que são redes locais ligadas a grande rede mundial, muito utilizada pelas empresas hoje para diversos fins , como comunicação com filiais, comunicação entre setores através de um sistema em rede etc.
A grande rede formada por redes menores é hoje o componente mais importante na área da comunicação a popular e grande rede global de computadores a Internet, ainda não parou de crescer e com certeza não parará, pois o número de usuários tanto para fins empresariais como pessoais aumenta a cada dia, pois, hoje o custo para aquisição, ou acesso a uma rede é menor e tende a ficar cada vez mais barato, e ainda as maiores dificuldades seriam condições técnicas.
Não podendo esquecer que a grande rede ainda continua com os 3 protocolos TCP, IP e UDP criados no fim da década de 70, é claro que aperfeiçoados. As estatísticas apontam que hoje há no mundo em torno de mais de 900 milhões de usuários devido a grande utilidade no gerenciamento empresarial, na políticas, nas residências, escolas, projetos de inclusão digital e em fim na sociedade em geral e que o acesso hoje além do computador ocorre pelo celular, PDAs e outros.
A rede sempre irá mudar, devido a demandas do tempo e do mercado, pois o tempo passa e os recursos devem passar também, é claro que os recursos úteis sempre irão ficar. Se formos analisar blogs, vídeos , chats , msn , pesquisas, sites de relacionamentos entre outros são a base da internet hoje.
Fonte: https://www.oficinadanet.com.br/post/10123-historia-das-redes-de-computadores#ixzz2gUGozOzk (01/10/2013 as 13:11)