Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.3/5 (181 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página

IP 

 

 

 

 

Compre a sua maquininha 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visitantes


HACKERS E CRACKERS
HACKERS E CRACKERS

 

HACKERS E CRACKERS 

 

 

 

Dentro de um assunto que envolve segurança da informação, não poderíamos deixar de falar um pouco sobre os famosos hackers. Exatamente por causa deles o mundo virtual trava uma batalha entre a segurança da informação e formas de burlar ou até mesmo quebrar essa segurança (ataques). Mais vamos com calma quando falarmos de hacker e invasões. Às vezes pego pessoas comentando sobre o assunto. Invasões feitas por hackers a um site, um banco, a uma empresa, já outros relatando a felicidade de poder conseguir recuperar os arquivos que imaginavam estar perdido, recuperar a senha de um PC (microcomputador pessoal) ou até mesmo senha de alguma rede social. Com esses comentários você deve ter ficado com uma grande duvida sobre o assunto. Então, Hacker é o bom amigo ou o vilão na segurança da informação? Essa postagem veio esclarecer um pouco o assunto. 

 

 

 

Esses termos são comuns na área de informática, mas geram bastante confusão. Muita gente acha que hacker (a palavra hack foi criada na década de 50 para descrever modificações inteligentes em relés eletrônicos) e cracker (cracking = quebra) significam a mesma coisa. Na verdade, o termo hacker significa alguém que muda alguns programas através de técnicas simples e inteligentes com intuito de melhorar esses programas. Normalmente o hacker é uma pessoa do lado bom enquanto que o cracker é uma pessoa sem ética ou escrúpulos.

Fonte (info escola)

 

Os crackers são pessoas aficionadas por informática que utilizam seu grande conhecimento na área para quebrar códigos de segurança, senhas de acesso a redes e códigos de programas com fins criminosos. Em alguns casos, o termo “Pirata Virtual” é usado como sinônimo para cracker.

 

Diferente do que se prega na mídia, hackers e crackers possuem propósitos totalmente diferentes. Enquanto o primeiro grupo visa tornar a informática acessível a todos e apenas apontar possíveis falhas de um sistema, o segundo conjunto invade computadores e quebra sistemas de segurança procurando lucrar o máximo possível com a ação.

 

Apesar de alguns hackers irem de encontro à lei, eles são movidos pela intenção de promover o conhecimento e o auxílio a terceiros, mas nunca de autopromoção ou destruição do trabalho alheio.

Fonte (TECMUNDO)

 

 

Usando um exemplo bem simples, quando um policial comete um ato ilícito, ele ainda deve ser chamado de policial? Claro que não, a partir da hora que ele comete um ato ilícito como roubar por exemplo, esse policial passa a ser um ladrão, o mesmo acontece em Hacking, se um Hacker passa a cometer crimes na Internet ele não pode ser chamado mais de Hacker e sim de Cracker, agora se esse mesmo Hacker comete um ato ilícito usando cartões de crédito, ele também não continuar sendo chamado de Hacker e sim Carder. Para ficar mais organizado e fácil de entender, vamos falar sobre cada nome:

 

Hacker: Individuo com amplo conhecimento em informática, que faz uso desse conhecimento para encontrar falhas e medidas de correção para essas falhas. Normalmente um Hacker atua na área de Segurança da Informação sendo um consultor de segurança ou prestando serviço para uma empresa do ramo.

 

Cracker: Como os Hackers, os Crackers também possuem um conhecimento avançado em informática, porem as suas atitudes são diferentes, os Crackers usam o seu conhecimento apenas para beneficio próprio ou destruição, ao invés de desenvolver medidas de correção para uma vulnerabilidade, os Crackers criam códigos para explorar essa vulnerabilidade e conseguir destruir o sistema alvo, ou conseguir algo de valor como informações pessoais, informações bancárias, senhas, etc.

 

Carder: O nome Carder é dado para a pessoa que utiliza informações bancárias como números de cartões de crédito, cartões de conta corrente ou poupança, ou contas em sites de movimentações bancárias, para beneficio próprio como comprar produtos, fazer transferência para contas de laranjas entre outros atos ilícitos. Uma coisa bem interessante que tem na Internet para download são geradores de cartões de crédito, alguns são até verdade, mas a maioria são arquivos maliciosos que podem prejudicar o seu computador.

 

Defacer: O Defacer é o individuo que utiliza a técnica Deface para pichar sites, eles exploram vulnerabilidades através de técnicas para conseguir acesso administrativo a um site para alterar a página inicial do mesmo, por uma que ele (invasor) criou. Normalmente a página criada pelo invasor serve como um meio ilícito de protesto contra o site ou ideologia do site, e é claro nessa mesma página tem uma frase de vitória seguida do nickename do invasor. A maior parte das vulnerabilidades em sites da Internet são SQL e PHP Injection.

 

Phreaker: O Phreaker é o Hacker da telefonia móvel e fixa. Os Phreakers utilizam técnicas para burlar os sistemas de segurança das companhias telefônicas, normalmente para fazer ligações de graça ou conseguir créditos.

 

Cheater: O nome Cheater é dado as pessoas que usam cheats (códigos que burlam o sistema de um jogo), para adquirir algum privilégio no jogo online ou local, ou seja, Cheats são trapaças, logo, Cheater são os trapaceiros.

 

Lammer: Ao contrário do Hacker e do Cracker o Lammer não possui um bom conhecimento em informática, ele apenas procura tutoriais na Internet que ensinam a fazer invasões básicas, e quando ele consegue fazer a invasão ele se auto denomina Hacker, mas é claro, ele esta enganando apenas ele mesmo. Normalmente os Lammers não possuem uma sede de conhecimento, eles querem apenas fazer algo e pronto, se deu certo tranquilo, se não deu, vai para outra técnica, sem ao menos saber como a mesma funciona e porque não deu certo.

 

Noob: O Noob ou Neewbie é aquele individuo que esta iniciando (no nosso caso em Hacking) e possui uma boa sede de conhecimento, não se denomina Hacker e sabe que ainda tem muito a aprender. Normalmente os Noobs fazem perguntas bobas e iniciantes em fóruns, comunidades e sites. Caso você seja um noob não tem vergonha, todos passam por essa fase, só tome cuidado para não se tornar um Lammer.

 

Script Kiddie: Para entender bem o que é um script kiddie, nós podemos usar o noob como exemplo, os noobs são como aprendizes de Hacker, já os Script Kiddies são como aprendizes de Crackers. Normalmente essas pessoas utilizam técnicas que elas ainda não dominam para prejudicar computadores e também obter benefícios próprios, mas como se tratando de Crackers não há lei, a maioria dos Script Kiddies caem em armadilhas deixadas pelos Crackers e acabam sendo invadidos, ou até mesmo usados como escudo nas invasões dos Crackers, por exemplo, o Cracker invade um sistema grande usando um script kiddie como um zumbi primário, dessa forma o principal culpado das invasões será o Script Kiddie que foi invadido.

Esses são os nomes mais conhecidos. Muitas pessoas dizem que esses nomes não são precisos, que é pura bobagem e que Cracker e Hacker é tudo a mesma coisa, mas eu aposto que essas pessoas não gostariam de serem chamadas de ladrões ou bandidos sem nunca terem cometido algum delito!

 

Fonte (Mundo dos Hackers)

 

 

OLHAR DIGITAL